Conheça a Caquexia, Diagnósticos e Fases.
A Caquexia é uma síndrome multifatorial responsável principalmente pela perda progressiva de massa corporal, caracterizada pela redução de tecido adiposo e massa muscular esquelética, levando ao desequilíbrio metabólico.
Essa síndrome aparece associada a diversas doenças, tais como:
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica;
- Insuficiência Cardíaca Crônica;
- Infecção Crônica;
- Sepse;
- AIDS;
- Câncer.
A Caquexia é comumente encontrada em pacientes com câncer avançado e sua manifestação ocorre na maior parte dos pacientes oncológicos antes da morte.
Sabe-se que a doença ocorre em 50% de todos os pacientes e em até 80% dos pacientes com estágio avançado da doença, reduzindo a tolerância ao tratamento, resposta terapêutica, qualidade de vida e a vida. Segundo Todorov et. al. (1996), cerca de 22% a 40% das mortes por câncer são causadas diretamente pela caquexia, e a sua incidência varia entre os diferentes tipos de câncer, atingindo cerca de 80% no câncer gastrointestinal/pâncreas e 60% em paciente com câncer de pulmão.
Critérios do Diagnóstico de Caquexia
- Perda Involuntária de Peso Corporal nos últimos 12 meses (≥ 5% do peso corporal anterior relatado ou IMC < 20kg/m² );
- Diminuição da Força Muscular;
- Fadiga;
- Anorexia;
- Diminuição da Massa Livre de Gordura;
- Níveis de Hemoglobina menores do que 12g/dL;
- Níveis de Albumina sérica diminuídos (<3,2g/dL);
- Aumento de Marcadores Inflamatórios como a Proteína C-reativa e interleucina-6.
Síndrome em Fases da Caquexia
- Pré-Caquexia: é caracterizada pela perda de peso igual ou superior a 5%, anorexia e alterações metabólicas, em que estas duas ultimas são observadas antes da perda de peso;
- Caquexia:é determinada através da perda de peso igual ou superior a 5% ou 2%, com índice de massa corpórea IMC < 20 kg/m², ou sarcopenia acompanhada de perda de peso corporal equivalente ou superior a 2% com presença frequente de redução de ingestão e de inflamação sistêmica;
- Caquexia Refratária: caracterizada pelo intenso grau de catabolismo e sem resposta ao tratamento oncológico, envolve também os doentes com baixo escore de desempenho e sobrevida esperada inferior a três meses.
Agora, já sabemos o que é a Caquexia, Diagnósticos e suas Fases.
Sendo assim, diagnosticar a síndrome logo em seu começo, isso é, na pré-caquexia, as chances de conseguir atenuar o quadro com tratamento nutricional, físico e medicamentoso são muito maiores do que quando o paciente já se encontra em caquexia ou caquexia refratária.
Quer saber sobre Caquexia?
Fale com o Nutricionista, Rodrigo Sousa, especialista em Caquexia!
Conheça tambem a Pulseira Salva Vidas ela identifica que o usuário posssue a síndrome da Caquexia.
0 comentário