Sabemos que o futuro das grandes empresas e corporações são dados (Big Data). E que esses dados já existem a muito tempo, porém não são utilizados por falta de profissionais e conhecimento. Um dos setores que mais tem utilizado esses dados em meio da pandemia do Coronavírus, em 2020 é o setor Hospitalar.
Com a chegada de inovações de ferramentas como Hadoop os hospitais têm utilizado o Big Data para otimizar os processos, melhorar a eficiência da gestão hospitalar e permitindo boas tomadas de decisão.
Quando pensamos em uma arquitetura hospitalar os hospitais estão levando em conta:
- Data Source (fontes de dados)
- ETL (ferramenta de ingestão dos dados)
- Analytics Storage / at rest (são os dados estruturados e não estruturados)
- Analytics in Motion (dados que são utilizados em tempo real)
- Discovery & Exploration (o que fazer com os dados depois dos dados passarem por uma estruturação)
Arquitetura de Big Data Hospitalar
Aqui vai um exemplo de uma Arquitetura Hospitalar:

Na imagem acima, podemos ver que temos vários tipos de Data Source que são utilizados para começar a montar a Arquitetura Hospitalar, onde as fontes dos dados são tiradas para começarem a ser utilizadas para o melhoramento do hospital.
Após ter as fontes de dados eles vão ser processados e para chegar nos dados estruturados e não estruturados.
Dados Estruturados do Hospital
Esses são exemplo de dados estruturados feito:
- Redes Sociais: saber o comportamento dos clientes. ex: uma mulher está pesquisando sobre gravidez então pode se interessar por fazer o pré-natal no hospital, receber informações sobre pacotes para parto, informações, etc;
- Dados Históricos / Prontuários / Exames: para um mapeamento que permita estabelecer um relacionamento com pacientes e ex-pacientes a partir de seus perfis e oferecer acompanhamento ambulatorial ou tratamento preventivo direcionado;
- Dados de Clima: identificar épocas do ano mais propícias para determinadas enfermidades e enviar informações preventivas ou convocando com antecedência para check ups que evitem a lotação do hospital;
- E-mail de Registro;
- Dados do Paciente: para facilitar o fluxo de informações, reduzindo tempo de permanência e agilizando atendimento
- Atendimento por CID: por período do ano, para identificar prevalências e planejar gestão de recursos, atendimento e ações de relacionamento preventivas;
- Dados de Equipamentos: análise de exames; identificar padrões de futuras doenças;
- Dados de Equipamentos 2: manutenção e troca;
- Licitações públicas;
- Pesquisa de palavras chave (Google): relacionadas ao hospital,exames que o hospital faz,…;
Já os dados Não Estruturados compõe:
- Pesquisa Científicas: inclusão e acesso ao conteúdo produzido por alunos da instituição para troca de informações e integração entre a vertical assistencial e ensino e pesquisa;
- Conteúdo de Licitações: de compra de equipamentos, produtos para o hospital;
- Conteúdo do E-mail;
- Mídia Sociais: foto das pessoas da Redes Sociais (seguidores);
- Fóruns Médicos Conteúdo: especializados em saúde e estudos para atualização de médicos e estudantes sobre novos protocolos e medicamentos, tratamentos em teste etc;
- Publicações Internacionais: indexação e acesso ao conteúdo de publicações internacionais na área da saúde para disponibilizar informações aos médicos e estudantes do hospital sobre estudos de doenças, medicamentos, protocolos e tratamentos;
Por outro lado temos os dados que podem ser utilizados em tempo real como:
- Feedbacks: SAC 2.0 para aprimorar o atendimento caso a caso e identificar fraquezas do atendimento, serviços,processos e oportunidades de melhoria;
- Cruzamento de Dados de Histórico do Pacientes: levantamento de informações para identificar possíveis doenças de acordo com o histórico do paciente;
- Exames Integrados: resultado dos exames em real time da máquina para o Doutor(a) para garantir o fluxo e a qualidade de informações durante a internação ou atendimento ambulatorial;
Após a leitura desses dados, conseguimos aprimorar e melhorar alguns processos criando:
- Tablet Mágico (SSBI): Software com todas informações de todos os pacientes que estão ou que passaram pelo hospital; CRM; operação do hospital; programação de plantões; foco nas operações
- Dashboards: aproveitar os dados dos equipamentos para facilitar a gestão hospitalar; foco na
gestão (relatórios estatísticos) - Machine Learning: sistema operacional aprende conforme a usabilidade e propõe melhorias
no sistema (inteligência artificial) - Painél de Pesquisa: resultados das pesquisas (para os médicos e alunos)
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